A Revisão da Vida Toda é uma espécie de revisão de cálculo de renda mensal inicial dos benefícios do INSS para levar em conta todo período contributivo do segurado. Ou seja, considerar também as contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994.

No mês de dezembro de 2022 o STF foi favorável a este direito dos aposentados. Aposentados e pensionistas de todo o Brasil poderão aumentar o valor do seu benefício mensal e receberem os atrasados do processo. Isso porque a regra de transição estabelecida em 1999 desconsiderava as contribuições anteriores ao Plano Real – o que deixou muita gente no prejuízo.

Cálculo do INSS

O cálculo do INSS considera uma alíquota do salário mensal que será descontada com um percentual progressivo, conforme a faixa salarial.

A contribuição a ser paga depende da categoria de aposentadoria que se está lidando. Além da aposentadoria, o INSS também é responsável pelos pagamentos do seguro-desemprego, pensão por morte, auxílio-doença, etc.

Segundo a Lei nº 8.213, a Previdência Social tem o objetivo de assegurar aos beneficiários formas indispensáveis de manutenção, seja em meio à situação de incapacidade, desemprego de forma involuntária, idade mais avançada, encargos familiares, tempo suficiente de serviço, ou até mesmo morte de dependentes.