Existe um prazo para que o INSS realize o processo de análise da solicitação de revisões, conforme expresso no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), sob a Lei 8.213/91, o INSS possui um prazo de 45 dias para análise da revisão após o pedido ser protocolado. Todavia é possível que esse prazo seja prorrogado por mais 45 dias.
Temos também a Lei 9.784/99 mais conhecida como lei de processos administrativos, em que estabelece que a resposta deve acontecer em um prazo de 30 dias após o pedido de revisão ser protocolado, podendo ser prorrogado por mais 30 dias caso exista algum motivo justo para tal.
Desse modo, o que costuma ser aplicado é o que determina a Lei da RGPS, onde é fixado um prazo de até 90 dias após o pedido de revisão ser protocolado (45 dias + prorrogação de 45 dias).
Os prazos relacionados a revisões em processos administrativos (quando é feito direto ao INSS), assim como judiciais, foram objetos de um acordo que foi firmado entre o Ministério Público e o INSS.
Logo, caso o INSS descumpra esse período de 90 dias para análise do seu pedido de revisão, será possível realizar um Mandado de Segurança que obriga o Instituto a cumprir o prazo estipulado por lei.
Podemos ajudá-lo?
Mande uma mensagem e descubra como podemos te ajuda
Fale conosco em nosso Whatsapp.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/quanto-tempo-demora-uma-revisao-do-inss/