Representantes de sindicatos se reuniram na Câmara dos Deputados para solicitar mudanças na Previdência, buscando aumentar a renda dos aposentados. A iniciativa foi organizada pela Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap) e contou com o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas.
Durante a audiência, Guilherme Santos, do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sintapi), ligado à CUT, destacou a importância do engajamento da classe trabalhadora na defesa do sistema previdenciário. Ele enfatizou a necessidade de recuperar perdas sofridas desde a reforma de 2019.
José Avelino Pereira, do Sindicato dos Aposentados do Brasil, reforçou a importância de uma data-base única para os aposentados, argumentando que o atual sistema baseado no salário mínimo não atende às necessidades básicas, como a compra de medicamentos.
O senador Paulo Paim (PT-RS) defende essa causa por meio do Projeto de Lei 4434/08, que propõe que a contribuição previdenciária seja feita sobre o faturamento das empresas, e não apenas sobre a folha de pagamentos. Cleber Verde (MDB-MA), coordenador da Frente Parlamentar, também apoia mudanças que corrijam as perdas acumuladas ao longo dos anos, propondo um índice de correção próprio para as aposentadorias.
A falta de ajuste adequado ao processo inflacionário tem diminuído o poder de compra dos aposentados, agravando sua situação financeira.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Caso precise de ajuda com previdência e aposentadoria, entre em contato conosco clicando no botão abaixo.Fale agora com um especialista