As doenças profissionais do bancário, de regra, têm um viés ou cunho psiquiátrico ou ortopédico. Que o bancário precisa estar psicologicamente bem para desempenhar suas atividades laborais já sabemos, contudo são as doenças psicológicas uma das grandes vilãs na vida desta categoria profissional. Além das doenças psicológicas há ainda as LER (Lesões por esforço repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).
É com base neste conhecimento que aqui elencamos as doenças que costumam ser diagnosticadas nos casos de auxílio doença do bancário e que podem gerar benefícios por incapacidade no INSS.
Sobre as doenças por transtornos mentais, podemos citar: Depressão, Estresse, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout, Dependência química ou alcoolismo.
A doença profissional ou ocupacional é prevista na Lei 8213/1991 no art 20, I, e pode ser definida como uma enfermidade desencadeada ou produzida pelo desempenho do trabalho referente a alguma atividade. Pode-se dizer que a doença profissional é gerada no trabalhador em razão das características do seu trabalho cotidiano.
Conteúdo baseado em artigo externo. Fonte aqui.