O INSS é um velho conhecido dos brasileiros. Todos os meses, as pessoas que trabalham formalmente, informalmente ou empreendedores contribuem para garantir o direito aos benefícios – especialmente a aposentadoria pela Previdência Social. Mas o que acontece se alguém para de contribuir?

A perda de direitos não acontece assim que o pagamento é interrompido. Na maior parte dos casos, os direitos são mantidos, mas o processo para ter ou não acesso aos benefícios, mesmo deixando de pagar, é complexo, porque varia de caso para caso.

 

O que é qualidade de segurado?

 

Todos os beneficiários da Previdência Social (ou seja, quem paga os repasses mensais ao INSS) têm um histórico de pagamentos registrado. E o tempo em que você contribui mostra se você atingiu a qualidade de segurado ou não.

 

Existe tempo de carência para ter acesso aos benefícios?

 

Sim. Quem para de pagar antes de cumprir a carência (período mínimo de contribuições) também perde o direito ao benefício. A exceção é para a aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, pois o período de carência não é contabilizado por pagamentos consecutivos.

 

Conteúdo baseado em artigo externo. Fonte aqui.